sexta-feira, 19 de março de 2010

O CULTO DOMÉSTICO


O Culto Doméstico
Leituras: Dt 6.1-9; Cl 3.18 – 4.6
Amados, o que os nossos lares mais precisam é da bênção do Senhor, porém, para obtê-la, o caminho é um só: A família toda reunida diariamente no Culto Doméstico.
O ensino da nossa Igreja sobre este assunto está na Confissão de Fé da IPB, cap. 21.6 "Deus deve ser adorado em todo lugar, em espírito e em verdade, tanto em família, diariamente, como em secreto, estando cada um sozinho, e também, mais solenemente em assembléias públicas...".
• Alguns princípios básicos para estabelecer o Culto em Família:

1) Quem deve participar?
Cada membro da família, sem qualquer exceção: pai, mãe, filhos, inclusive o recém-nascido.

2) Quanto tempo precisa?
As circunstâncias de cada lar devem determinar o tempo conveniente. Conforme estudos, o período normal de atenção é de 3 a 5 minutos por ano de idade da criança. Logo, uma criança de 2 anos de idade deveria ser capaz de se concentrar em uma tarefa em particular por cerca de 6 minutos, e uma criança ao entrar no jardim de infância deve ser capaz de manter a concentração por pelo menos 15 minutos. (Nota: O período de atenção normal não deve ser avaliado enquanto a criança estiver assistindo à televisão).

3) Quais os elementos principais?
a) Cânticos: "Louvando a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais" Cl. 3:16. O Culto deve ser participativo, cada membro da família escolhendo o seu cântico predileto.

b) As Escrituras Sagradas: Leitura participativa, cada membro lendo alguns versículos. Para algumas famílias, o uso de um bom devocionário é o mais conveniente. Para outras famílias, especialmente quando os participantes são maiores, a leitura consecutiva de livros inteiros podem satisfazer mais.

c) Oração: Novamente, cada membro deve ser ensinado e incentivado a orar de maneira audível. O culto doméstico se torna mais interessante quando todos estão participando. Basicamente, pela oração, estamos confiando o novo dia, inclusive as atividades de cada membro da família aos cuidados de Deus.
Queridos irmãos, se queremos que Deus ordene a sua bênção sobre o nosso lar e a nossa família, eis um dos meios mais acessíveis: O Culto Doméstico. Façamos um pacto de reformar nossas famílias, engajando-nos em um cuidado consciente em estabelecer o Culto a Deus em nossos lares em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário