quarta-feira, 12 de maio de 2010

Musicalização Infantil


A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e permitindo também, sua comunicação com o outro.
A musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento. O lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.
Pensando de maneira prática, musicalização é a pré-escola da música. Assim, como na pré-escola entre outros objetivos, está a alfabetização. A musicalização, através da atividade intuitiva da criança, desenvolve: a socialização, a alfabetização, a inteligência, a expressividade, a percepção sonora,a percepção espacial, o raciocínio lógico e matemático, a criatividade, a coordenação motora, a lateralidade, a lógica e a estética.
É importante ressaltar a diferença entre o aprendizado musical e a musicalização. O primeiro, trata da aprendizagem do manuseio técnico de um instrumento musical. Já a musicalização, desperta a sensibilidade e receptividade ao fenômeno sonoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário