sexta-feira, 19 de março de 2010

O CULTO DOMÉSTICO


O Culto Doméstico
Leituras: Dt 6.1-9; Cl 3.18 – 4.6
Amados, o que os nossos lares mais precisam é da bênção do Senhor, porém, para obtê-la, o caminho é um só: A família toda reunida diariamente no Culto Doméstico.
O ensino da nossa Igreja sobre este assunto está na Confissão de Fé da IPB, cap. 21.6 "Deus deve ser adorado em todo lugar, em espírito e em verdade, tanto em família, diariamente, como em secreto, estando cada um sozinho, e também, mais solenemente em assembléias públicas...".
• Alguns princípios básicos para estabelecer o Culto em Família:

1) Quem deve participar?
Cada membro da família, sem qualquer exceção: pai, mãe, filhos, inclusive o recém-nascido.

2) Quanto tempo precisa?
As circunstâncias de cada lar devem determinar o tempo conveniente. Conforme estudos, o período normal de atenção é de 3 a 5 minutos por ano de idade da criança. Logo, uma criança de 2 anos de idade deveria ser capaz de se concentrar em uma tarefa em particular por cerca de 6 minutos, e uma criança ao entrar no jardim de infância deve ser capaz de manter a concentração por pelo menos 15 minutos. (Nota: O período de atenção normal não deve ser avaliado enquanto a criança estiver assistindo à televisão).

3) Quais os elementos principais?
a) Cânticos: "Louvando a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais" Cl. 3:16. O Culto deve ser participativo, cada membro da família escolhendo o seu cântico predileto.

b) As Escrituras Sagradas: Leitura participativa, cada membro lendo alguns versículos. Para algumas famílias, o uso de um bom devocionário é o mais conveniente. Para outras famílias, especialmente quando os participantes são maiores, a leitura consecutiva de livros inteiros podem satisfazer mais.

c) Oração: Novamente, cada membro deve ser ensinado e incentivado a orar de maneira audível. O culto doméstico se torna mais interessante quando todos estão participando. Basicamente, pela oração, estamos confiando o novo dia, inclusive as atividades de cada membro da família aos cuidados de Deus.
Queridos irmãos, se queremos que Deus ordene a sua bênção sobre o nosso lar e a nossa família, eis um dos meios mais acessíveis: O Culto Doméstico. Façamos um pacto de reformar nossas famílias, engajando-nos em um cuidado consciente em estabelecer o Culto a Deus em nossos lares em nome de Jesus.

quarta-feira, 17 de março de 2010

SÉRIE – CERTO OU ERRADO

Amados irmãos,
Tomando como base para nossa reflexão o livro “103 perguntas que as crianças fazem sobre certo e errado” – Josh MacDowell, São Paulo: Editora Candeia, 1997.
Por que a verdade é importante
A opinião de teus filhos sobre a verdade fará toda a diferença no comportamento deles.
Foi feita uma pesquisa na qual uma surpreendente descoberta foi analisada. Este estudo indica que, quando nossos filhos não aceitam um padrão objetivo de verdade, eles têm
36% mais probabilidade de mentir para os pais!
48% mais probabilidade de colar nas provas!
2 vezes mais probabilidade de machucar alguém fisicamente!
2 vezes mais probabilidade de assistir a um filme pornográfico!
2 vezes mais probabilidade de roubar!
3 vezes mais probabilidade de consumir drogas ilegais!
6 vezes mais probabilidade de tentar o suicídio!
Faz sentido para os irmãos?
Tem mais. Se os nossos filhos deixarem de aceitar a verdade como um padrão objetivo que governa a vida deles, o estudo mostra que eles terão:
65% mais probabilidade de desconfiar das pessoas!
2 vezes mais probabilidade de decepcionar-se!
2 vezes mais probabilidade de sentir raiva da vida!
2 vezes mais probabilidade de sentir ressentimento!
Portanto, amados, o modo como nossos filhos consideram a verdade tem um efeito decisivo no comportamento deles – nas decisões que tomam e nas atitudes que adotam.
Talvez você agora se pergunte: Há esperança? Tem jeito? Sim, eu afirmo. Porém, não há respostas fáceis, mas há esperança. Entretanto, não é demasiado tarde para reforçar os fundamentos abalados. Creio que ainda há esperança.
Seguiremos nos próximos textos, comentando e aplicando os princípios eternos da Palavra do nosso Deus.
Participe com opiniões e comentários outros, enriquecendo nossa reflexão e nosso partilhar de experiências.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FONES KIDS

QUERIDOS PAIS, PROFESSORES E CRIANÇAS, PODEMOS TAMBÉM CONTAR COM O FONE KIDS. COM ATENDIMENTO 24 HORAS. BASTA LIGAR 45 9974-2647.

DÍZIMOS E OFERTAS

Em obediência à Palavra de Deus em Pv 22.6 “Ensina a criança...” e Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos...”, teremos hoje, e a cada segundo domingo do mês, como parte do Culto Infantil, o recolhimento de dízimos e ofertas entre nossas amadas crianças.
Nosso propósito, queridos irmãos, além de cumprir o mandamento é ensinar nossas crianças de modo a perceberem que o Dízimo é um compromisso que assumimos perante Deus pois Ele é o Senhor da Vida e dos bens e por tudo lhe somos gratos, pois se Ele fosse tirar de nós o que Lhe pertence, o que nos sobraria? Nada, pois tudo Ele nos deu. Com a ação de dizimar, nosso desejo amados, é também incentivar nos pequenos, o sentimento de partilha e solidariedade, pois dizimando na Casa do Senhor, segundo suas condições, a criança estará tornando possível a salvação de outras vidas para Jesus, provendo recursos para que estes feitos se realizem.
A partir desse gesto, nossos pequenos terão a oportunidade de exercitar o altruísmo que há dentro de cada um de nós, libertando-se assim, do egoísmo, percebendo as necessidades do seu próximo, nossos irmãos em Cristo Jesus, e é em nome Dele que, desde já, agradecemos aos amados irmãos.

CORAL KIDS


Queridos pais, o Coral Kids está ensaiando a Cantata: OS SONHOS DAS TRÊS ÁRVORES. É um musical expressivo e edificante sobre a Ressurreição de Jesus. Para apresentarmos este musical precisaremos contar com a colaboração de cada amada família que se empenhará ensinando aos seus pequenos em casa, as músicas que estão no cd. Pedimos também, aos amados, que tragam as crianças para os ensaios, pois a presença de cada integrante é fundamental para que façamos o melhor para Deus. Desse modo, todos juntos participaremos dando um pouquinho de si para que assim, façamos uma linda apresentação ao Altíssimo. Os ensaios são realizados na sala Espaço Kids, nas tardes de sábado, das 14 às 15 horas. Lembrando que, neste primeiro momento, o ensaio se destina às crianças maiores – 5 a 11 anos. Irmãos, desde já somos gratos, em nome de Jesus.

MORRA E MUDE

Um número muito grande de pessoas em todo mundo é avesso às mudanças. Permanecer na mesma é o lema. Alguns ditados surgiram por conta disso: “pra que mexer em time que está ganhando?”, “porque trocar o certo pelo duvidoso?” e outros. Mudar é terrível para o temperamento fleumático, por exemplo, que no intuito de agradar as pessoas teme a mudança.
Mas quantas vezes vemos pessoas permanecendo do mesmo jeito entra ano, sai ano. Não produzem nada e nem percebem isso. Estão frustradas, mas não querem arriscar. Penso muito no texto bíblico de Romanos 12.2 onde Deus nos ensina a não conformar-se, mas transformar-se pela renovação do entendimento. É um passo de fé. É para os corajosos. É para os que querem fazer a vontade de Deus custe o que custar.
Lembro que há alguns anos atrás o título de um livro lançado no mercado cristão me chamou muito a atenção: Morra e mude. O autor fala de arriscar-se, fala de morrer para pensamentos que não levam a lugar algum. Permanecer no chamado status quo é danoso e medíocre. Não há crescimento e nem mudança pessoal e por fim não se pode provocar mudanças e transformações em ninguém dessa forma.
Que neste fim de ano você possa decidir pelo novo caminho proposto pelo Senhor. Esse caminho é a nova vida em Cristo. Com essa nova vida pulsando fortemente no coração será impossível deixar de levar outros a mudança e transformação. Pense nisso. O que você tem feito com o tempo que Deus lhe concedeu? Use-o para fazer a vontade de Deus. Mude. Não faça mais a sua vontade, mas faça a vontade de Deus que é perfeita e agradável. E, lembre-se: a vontade do Pai é também que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade. Trabalhemos para que todos tenham essa oportunidade. Feliz 2010.
Que em 2010... (Marcos 10.13-16)
1. Levemos as crianças a Cristo – O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!
2. Não sejamos repreendidos pelo Senhor por nos tornarmos uma barreira ou um obstáculo para as crianças!
3. Possamos abraçar todas as crianças com pureza, amor, sabedoria e alegria!
4. Vejamos todas as crianças do nosso bairro entrando no reino, pela fé, à medida que vão recebendo a Cristo como Seu Senhor e Salvador!
5. Sejamos nós mesmos como crianças: humildes, confiantes, dependentes e sempre desejosos de aprender!
6. Você, que é evangelista de crianças, se coloque como criança nos braços do Senhor Jesus, para que Ele, impondo as Suas mãos sobre você, o abençoe! Amém!

CK - COMUNHÃO KIDS

CK – Comunhão Kids

ORIENTAÇÕES
O CK–Comunhão Kids é um evento que contará com uma equipe composta por Professores, Auxiliares e Pastor, todos especialmente treinados para proporcionar ao seu filho um atendimento repleto de atenção e ensinamentos, segundo a Palavra de Deus. Cremos que esta é uma experiência de fundamental importância na vida da criança e procuramos fazê-la de maneira especial, com todo amor, carinho e dedicação, pois: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele”. PV 22.6.

DATA: 27 à 28 de março

LOCAL: Acampamento Renovare

FAIXA ETÁRIA: de 5 a 11 anos

VALOR: Apenas R$ 20,00

O QUE LEVAR: A bagagem dos participantes deve conter roupa de cama, cobertor, roupas de uso pessoal para inverno e verão e produtos de higiene pessoal.

O QUE NÃO LEVAR: objetos de valor, alimentos perecíveis.

ABERTURA: Sábado, dia 27 às 14 horas.

RETORNO: Após o almoço de domingo, dia 28 de março.

EVENTOS A SEREM REALIZADOS EM NOSSA PROGRAMAÇÃO:
>> Sábado:
•Uma Tarde Super Recreativa!
•Nossa Divertida e Emocionante “Caça ao Tesouro”!
•O Nosso Fantástico Jantar que terá como tema: “UMA VIAGEM PELA BÍBLIA”.
•Uma Incrível Sessão de Cinema

>> Domingo:
•A Espetacular Gincana Bíblica!

ALIMENTAÇÃO:
5.Sábado
•Lanche Abençoado da Tarde – Cachorro-Quente do Cristão, Suco, Picolé da Fé.
•Noite – Pizza da Promessa

6.Domingo
•Pão, Café, Leite, Chocolate, Frutas do Refrigério.
•Almoço – Super Macarrão de Forno, Batata Palha da Paz, Galeto Fiel Assado.

sexta-feira, 5 de março de 2010